close

 

Depois de escutei a música “ich bereue nichts”, fiquei pensando muito na vida e na morte. Se uma dia despedir-se do mundo, poderei dizer que não me arrependi de nada? Acho que não.  

 

Vivi treze anos em Taiwan e treze anos no Brasil, ganhei muitas experiências de vida e, perdi muitas coisas também. Sempre têm algumas idéias girando na minha cabeça:

 

- Se meus pais não decidissem ir para o Brasil, e eu fosse criada em um ambiente cem por cento oriental, hoje mudaria alguma coisa em mim? Eu teria outra personalidade e formação? Eu seria uma outra pessoa?

 

- Se eu fosse otimista e ativa, mudaria meu relacionamento interpessoal?

 

- Se eu conseguisse esquecer todas aquelas traumas e jogar fora todas “bagagens do passado”, teria uma vida melhor do que essa?

 

- Se eu fosse mais corajosa e declarasse meu amor para CC no momento certo, hoje eu ficaria junto com ele?

 

- Se eu fosse persistente, então me formaria na faculdade e, eu estaria na Alemanha neste momento?

 

- Se eu fosse uma pessoa constante e firme, eu teria mais auto-controle e auto-disciplina para não cometer os mesmos erros?

 

Existiam muitos lamentos e arrependimentos na minha vida, mas foi dito na letra da música que: “Tudo isso é apenas pensamentos covardes”. Quem não quer enfrentar a realidade, inventa muitas desculpas, fica parada naquela etapa da vida e seu coração nunca mais cresce, mas não quero ser uma pessoa assim. Sei que ninguém pode mudar o passado, ninguém pode impedir os passos do tempo, pelos menos o que posso mudar é agora, nem pensa no futuro muito distante, pois se não começo com um passo ou desde início já opto um caminho errado, nunca vou chegar onde sempre quero e alcançar um resultado certo.

 

Dessa forma, estabeleço algumas metas de curto prazo para mim mesmo. A partir de hoje, vou ler um textinho em alemão, seja letras de música ou notícia, não importa, quero aprofundar a capacidade de compreensão e interpretação dessa língua. Entrarei em contato com o instituto Goethe para ver se tivesse algum curso no próximo semestre. E como não quero frequentar mais a FATEC, preciso me inscrever no cursinho para me preparar e prestar o vestibular no final do ano, pretendo e espero que posso fazer o curso de letras em universidades públicas. Assim que adquirir o diploma, eu queria fazer intercâmbio ou trabalhar na Alemanha.

 

Minha mãe disse que não posso me atrasar mais, pois daqui a quatro anos farei trintas anos, a memória enfraquece principalmente à medida que nossa idade avança. E depois de casar, precisarei cuidar da família (marido, filhos, sogros, etc.) e trabalhar para sustentar a casa, desse jeito, não terei mais tempo para estudar. Por isso, esta é minha única chance, preciso me dedicar ao máximo e aproveita ela.

arrow
arrow
    全站熱搜

    Sophia Lai 發表在 痞客邦 留言(0) 人氣()